domingo, 8 de abril de 2018

CINEPHILA | Lethal Weapon (franchise)



Perdoem-me a extrema adoração com que escrevo este texto, mas a ligação a este franchise é deveras forte. Foi ainda enquanto criança que a minha relação com os Lethal Weapon começa, muito em parte por causa dos meus pais, e da quantidade de vezes que passávamos serões a visualizar em VHS aqueles que merecem ser aclamados como os melhores buddy cop movies de todos os tempos! Por vezes chego mesmo a pensar que uma grande parte da minha paixão por ver cinema, começa mesmo com essas memórias.

Martin Riggs e Roger Murtaugh nasceram assim da mente do argumentista e realizador Shane Black - que escreveu os dois primeiros segmentos do franchise - que combinava no seu argumento, e com perfeição, muita acção e suspense com doses elevadas de humor negro, que só podiam resultar com uma dupla implacável de actores. Mel Gibson e Danny Glover davam vida a dois policias bem caricatos, que nos davam a conhecer mais, para além das suas carreiras enquanto oficiais da lei. Ambos os personagens tinham profundidade, e essa foi uma das características que fizeram o sucesso destes filmes. O facto dos personagens serem bastante reais criava assim uma maior afectividade com o público, cuja vida profissional se cruzava com a vida pessoal de cada um, mostrando muito dos dilemas com que se debatiam nas suas vidas. É impossível negar a forte química que existe entre Gibson e Glover, que transparece para o outro lado do ecrã e faz com que qualquer um se relacione com eles. Riggs é explosivo, corajoso, com sede de justiça, apegado a um trauma que mexe com ele emocionalmente. Murtaugh é um veterano, calmo e cauteloso que quer apenas chegar a casa são e salvo todos os dias. E como os opostos se atraem, a loucura de um e a moderação de outro, criam uma combinação que fala por si só.


Richard Donner é o responsável pela realização dos quatro filmes do franchise, originando alguns dos mais engraçados momentos perfeitamente equilibrados a nível de tom e estilo. No primeiro filme (1987), ficamos a conhecer o que juntou estes dois homens. Ansioso pelo dia da sua reforma, o detective Roger Murtaugh vê-se a trabalhar com o muito mais novo e imprudente Martin Riggs da unidade de narcóticos. Os dois investigam o alegado suicídio de Amanda Hunsaker, filha de um empresário de negócios que esteve na guerra do Vietname com Murtaugh. No decorrer da investigação, ambos chegam à conclusão que Hunsaker está envolvido num esquema de tráfico de drogas liderado por um antigo general. No segundo filme (1989), durante uma perseguição, Riggs e Murtaugh dão de caras com um camião cheio de Sul-Africanos ilegais, que os leva a um perigoso caso de trafico humano. É aqui que conhecem o desbocado Leo Getz, aquele que se viria a transformar noutro dos maiores tesouros de Lethal Weapon, tesouro esse chamado Joe Pesci. Em 1992 e 1998 a aceitação pela crítica foi bastante inferior, mas o espírito dos personagens mantém-se o mesmo, apesar de ambos sofrerem de um argumento inferior.

Todas as histórias são bastante fáceis de perceber e desvendar, mas todas elas bebem bastante daquilo que Mel Gibson e Danny Glover conseguiram fazer com os seus personagens. Apesar de todos os aspectos positivos inerentes à obra no geral, o brilho de tudo isto nasce com a harmonia como estes personagens se conectaram entre si, pela forma como foram escritos e pela empatia que criam connosco. Pois celebram a cima de tudo a amizade e é essa forte amizade que suporta tudo o resto, sob a qual cada segmento assenta, amizade essa que Mel Gibson e Danny Glover cultivam até aos dias de hoje, não só entre si, mas também com todos nós. Adoro isto!

Sem comentários:

Enviar um comentário