domingo, 19 de novembro de 2017

Crítica: Um Crime no Expresso do Oriente (Murder on the Orient Express) . 2017


Ao longo dos tempos, vários têm sido os exemplos de que um bom elenco não é sinónimo de bom filme. Recheado de glamour visual, mas pobre em envolvência e mistério, Um Crime no Expresso do Oriente é baseado num dos mais conhecidos crime novels da intemporal Agatha Christie, cujo resultado desta nova versão é tudo menos aquilo que ela nos habituou. Falta-lhe exactamente o ambiente de suspeita constante característico das suas obras.

O famoso detective belga Hercule Poirot (Kenneth Branagh), por ocasião de mais uma investigação em Istambul, recebe um telegrama para regressar a Londres, marcando de imediato viagem através do seu amigo M. Bou (Tom Bateman) director da linha férrea embarcando com ele no luxuoso comboio Orient Express. Já em viagem, Poirot é abordado pelo mafioso Mr. Rachett (Johnny Depp), que acredita estar a correr perigo de vida, recorrendo aos serviços de Poirot para investigar o caso, pedido que este rejeita. Durante o segundo dia de viagem, o comboio é forçado a parar depois de uma forte derrocada de neve, e aí se descobre que Rachett tinha sido assassinado no decorrer dessa noite. Quando Poirot decide começar a investigar esta estranha morte, começa a perceber que todos os passageiros do comboio têm algum tipo de ligação entre si, assim como misteriosamente têm algum tipo de conexão com o mafioso. Várias teorias surgem, e o perspicaz detective tem pouco tempo para desvendar o caso, tornando-se cada vez mais perigoso permanecer num ambiente de desconfiança. Teria o criminoso entrado e saído do comboio sem ninguém dar por isso? Ou o assassino estaria entre si?


Para alguém como eu, cuja a série televisiva interpretada por David Suchet faz de alguma forma parte da infância, ver Kenneth Branagh a fazer de Hercule Poirot parece um pouco estranho. Poirot tem uma personalidade extremamente peculiar e alguns dos momentos que tentam dar um ar mais light ao personagem tornaram-se um pouco goofy demais, algo que em nada associo a Poirot. A maior parte do elenco é mal aproveitado, onde vemos por exemplo pouquissimo da fantástica Olivia Colman cujo tempo de ecrã não deve sequer exceder os cinco minutos, um ultraje ao seu talento. Michelle PfeifferDaisy Ridley e Josh Gad são capazes de ser os que têm mais tempo de ecrã e até a veterana Judi Dench mal aparece. Kenneth Branagh já deu provas anteriormente de que é capaz de colocar brilho e interesse em obras de especificidade em termos temporais, mas enquanto nos brinda com movimentos de camera interessantes e sequências bem elaboradas dentro do espaço confinado de um comboio, fica-se muito por aí mesmo. Falta-lhe a tensão e o ambiente de suspeita constante que é obrigatoriamente requerido quando falamos de algo baseado na obra de Agatha Christie.

Branagh preocupou-se muito mais com o requinte do set design e guarda roupa, do que com qualquer outra coisa. Ficou aquém das minhas expectativas, mas tudo indica que Branagh enquanto Hercule irá voltar.

Classificação final: 2,5 estrelas em 5.
Data de Estreia: 09.11.2017

Sem comentários:

Enviar um comentário