sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Crítica: Hell or High Water - Custe o que Custar! (Hell or High Water) . 2016


À primeira vista, Hell or High Water não demonstra todo o seu imenso potencial, e aos poucos vamos percebendo que estamos perante um inteligentissimo western dos tempos modernos, que apesar da sua simplicidade tem muito de belo, cruel e real. David Mackenzie realiza, e o responsável pelo excelente Sicario (2015), Taylor Sheridan escreve.

No Oeste do Texas Toby Howard (Chris Pine) é um homem divorciado e pai de dois filhos que em conjunto com o seu irmão Tanner (Ben Foster) anda a realizar uma série de assaltos aos bancos da localidade. Aparentemente têm tudo bem elaborado e o plano tem tudo para dar certo, mas a imprudência constante de Tanner vai leva-los a correr riscos, e quando se vêm sob a mira dos dois rangers do Texas, Marcus Hamilton (Jeff Bridges) e Alberto Parker (Gil Birmingham) os métodos dos dois irmãos tornam-se cada vez mais inconstantes e a personalidade de cada um começa a interferir com os seus objectivos. Aqui mergulhamos num thriller bem sucedido que nos mostra um mundo de policias e ladrões bem ao estilo americano, com uma mensagem muito mais relevante do que à primeira vista aparenta ter.

Com uma construção narrativa muito bem executada, o filme vai aumentando a intriga de forma lenta mas eficiente, ao mesmo tempo que a tensão entre personagens aumenta e as suas motivações vão gradualmente vindo à tona. Os personagens, brilhantemente interpretados pelo grandioso Jeff Bridges e os não menos talentosos Ben Foster e Chris Pine, vão crescendo e revelando-se ao publico cada vez mais e mais, cada um demonstrando um sentido de revolta muito próprio em cada um, dentro do das profundezas de um Texas ainda hoje perdido num mundo modero, agarrado a um modo de vida bastante ancestral. Um marginal da lei, um homem desesperado e um ranger farto da profissão de décadas, vão ver-se envolvidos em perigosas circunstancias perante o cenário de calmaria da América intrínseca, muito bem enquadrada e manifestada através da belíssima cinematografia.

Hell or High Water é sem dúvida das melhores surpresas deste ano, mas que infelizmente não chegará a um grande publico. É bom saber que ainda existem filmes assim. Simples, duros e eficazes.

Classificação final: 5 estrelas em 5.
Data de Estreia: 08.12.2016

Sem comentários:

Enviar um comentário