quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Crítica: Star Trek: Além do Universo (Star Trek Beyond) . 2016


Depois de reintroduzido em 2009 por J. J. Abraams, o universo Star Trek está para durar e agora pelas mãos de Justin Lin (responsável por alguns dos filmes do franchising Fast and Furious) chega a mais nova aventura da U.S.S. Enterprise e da sua tripulação.

Aqui retomamos o final de Star Trek: Into Darkness (2013), quando a tripulação de Captain Kirk (Chris Pine) aceita uma missão de exploração com a duração de cinco anos. Mas passados três, Kirk agora mais cansado e abatido, debate-se com a possibilidade de passar a outro o comando da Enterprise em troca de um trabalho mais recatado. Enquanto isso, uma alien afligida pede a ajuda da tripulação para salvar o seu planeta, e ao chegar ao mesmo e sem saber porquê a nave é brutalmente atacada. Isto tudo acontece ao comando de Krall (Idris Elba), o vilão disposto a por fim a tudo o que se cruze no seu caminho aparentemente sem razões para tal. Mas Krall, viria a ter uma ligação bem mais profunda com a Federação dos Planetas do que aquela que pensávamos e as suas intenções poderão por em causa toda a base de Yorktown.

Apesar de inicialmente se ver um pouco aflito em definir um ritmo certo, tornando-o um tanto ou quanto aborrecido, consegue recuperar facilmente o fôlego surpreendendo pela positiva com muita acção, sequências bem conseguidas, efeitos especiais em grande escala e as boas prestações que o elenco já nos habituou nos filmes anteriores. A verdade é que a química entre todos resulta muito bem e Simon Pegg em conjunto com Doug Jung conseguiram escrever uma história simples, mas com fortes conexões emocionais entre personagens e as temáticas abordadas sobre união, ética e amizade ganham destaque, nunca esquecendo alguns ideais bastante actuais e provocatórios nos dias de hoje. A grandeza desta nova era Star Trek também se deve muito ao carisma de cada personagem, que obtém sempre o seu destaque em algum momento no filme. Ao contrário do que pensava, Justin Lin consegue agarrar bem o leme, pois apesar de já estar habituado a esta coisa de blockbusters entra num universo completamente diferente do que têm feitos nos últimos anos.

Star Trek: Além do Universo funciona não só para os fãs da saga, atentos a todos os detalhes, mas também funciona sem grandes complexidades para quem não a segue e tem alguma curiosidade.

RIP Leonard Nimoy & Anton Yelchin

Classificação final: 3,5 estrelas em 5.
Data de Estreia: 25.08.2016

Sem comentários:

Enviar um comentário