sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Crítica: Caça-Fantasmas (Ghostbusters) . 2016


Who you gonna call? Paul Feig. Existem filmes difíceis de reciclar, quando a legião de fãs é demasiado maciça, sendo mais fácil vê-los quando simplesmente não estamos tão apegados ao original e à nostalgia que ele nos poderá trazer. Este remake do clássico dos anos 80 Ghostbusters, é a versão feminina que pretende apenas divertir acabando por homenagear aquela que é a sua verdadeira inspiração.

Quando o livro sobre o paranormal das cientistas Abby Yates (Melissa McCarthy) e Erin Gilbert (Kristen Wiig) se torna um enorme fracasso, as apaixonadas pelo desconhecido - especificamente por almas do outro mundo - decidem tomar rumos diferentes nas suas carreiras profissionais. Enquanto Yates continua ligada aos estudos do oculto com a ajuda da peculiar engenheira Jillian Holtzmann (Kate McKinnon), Gilbert segui a carreira universitária como professora de física. Quando as três testemunham a aparição de um fantasma numa casa assombrada em Nova Iorque, e à medida que as aparições começam a ser mais recorrentes por toda a cidade, decidem formar o negócio "Caça-Fantasmas" destinado a por fim às almas que pretendem atormentar o dia-a-dia do cidadão comum. A elas juntam-se Patty Tolan (Leslie Jones), uma trabalhadora do metro à procura de um pouco mais de acção na vida e Kevin (Chris Hemsworth) o recepcionista com falta de inteligência. O grupo fará de tudo para proteger a cidade de uma eminente e grave ameaça fantasma que poderá por em causa a segurança de todos!

Confesso que não sou das maiores fã dos dois filmes originais, o que fez com que não tivesse quaisquer expectativas acerca desta nova versão. A premissa é basicamente a mesma, e nada verdadeiramente surpreendente acontece, mas a maior parte das piadas resulta e soltamos umas gargalhadas sem grande dificuldade. Longe de mostrar algo inovador - ou não fosse isto uma cópia, tecnicamente falando, mais desenvolvida derivado ao avanço da tecnologia por computador - estas quatro senhoras têm uma boa química e Chris Hemsworth dá o toque mais goofy da coisa, numa performance de menor destaque mas que consegue brilhar sozinha sempre que necessário. Contudo, nem tudo aqui é brincadeira e por trás do espírito cómico e feel-good do filme, a mensagem anti-serviços secretos e anti-segredos políticos é gentilmente vincada, ou não gostassem os americanos de encobrir e desviar as atenções de um bom escândalo. O grande destaque aqui vai para a absolutamente deliciosa Kate McKinnon com a sua divertidissima performance, fazendo-nos rir mesmo sem falar, numa mistura de Doc de Back to the Future com um toque único de uma comediante que merece mais atenção. E obviamente não poderiam faltar os cameos dos actores dos filmes originais (não esquecendo o falecido argumentista e protagonista Harold Ramis, a quem é prestada homenagem), a satisfazer os maiores fãs da franquia.

Caça-Fantasmas cumpre assim o seu objectivo, e sem grandes exigências entretém. Para aqueles que esperam reviver ou ressuscitar o clássico com que cresceram, esqueçam. Nada se repete duas vezes. Abordem no como uma experiência nova, que segue os padrões da época com as ladies da dominar uma história anteriormente ligada a um universo mais masculino.

Classificação final: 3 estrelas em 5.
Data de Estreia: 21.07.2016

Sem comentários:

Enviar um comentário