sexta-feira, 8 de julho de 2016

Crítica: Um Traidor dos Nossos (Our Kind Of Traitor) . 2016


Adaptado do romance homónimo de John le Carré, Um Traidor dos Nossos, é um thriller político e de espionagem realizado por Susanna White. Infelizmente, é o tipo de filme que não surpreende, mas que certamente entretém, correndo o risco de rapidamente cair em esquecimento. 

Perry (Ewan McGregor) e Gail (Naomie Harris) encontram-se em Marraquexe para um fim de semana romântico, com o objectivo de ultrapassar a crise matrimonial que enfrentam. Na penúltima noite na cidade, conhecem Dima (Stellan Skarsgard), um homem aparentemente atencioso, mas que faz parte da máfia russa, encarregado de tratar do sistema de lavagens de dinheiro. Dima rapidamente faz-se amigo do casal, pedindo-lhes que o ajudem a fazer chegar até aos serviços secretos Britânicos, informação classificada sobre o grupo de mafiosos do qual faz parte. Perry e Gail vêem-se então obrigados a estar envolvidos no meio de uma teia de interesses políticos e de corrupção, o que poderá por em grande perigo o bem estar de cada um.

A verdade é que Um Traidor dos Nossos, acaba por cair em todos os clichés habituais de outros thrillers do género, e apesar da atmosfera mais contida e intrigante, os momentos previsíveis vão surgindo. Para além de ser muito superficial, não arrisca tornando-se monótono, mas é estranhamente envolvente, muito em prol da excelente cinematografia e do trabalho de Stellan Skarsgard, aqui num papel mais peculiar, obscuro mas também divertido, que se revela no melhor do filme e do elenco, quase sem brilho e entrega suficiente para acreditarmos realmente nas suas intenções. Estamos perante performances "sem sal" da parte de Ewan McGregor, Naomie Harris e Damian Lewis, o que nos faz estar sempre a postos para voltar a ver Skarsgard entrar em acção. Não posso dizer que é um filme terrível, mas a originalidade não é o seu forte. Faltou arriscar um pouco mais em todos os aspectos, e talvez até se conseguisse colocar um pouco a cima do mediano.

Tem certamente estilo, mas falta-lhe mais arrojo, profundidade e tensão, coisas que o ajudariam a ser um thriller, mais à moda old school, mas que fosse digno de grande reconhecimento.

Classificação final: 3 estrelas em 5.
Data de Estreia: 07.07.2016

Sem comentários:

Enviar um comentário