segunda-feira, 25 de julho de 2016

Crítica: Cenas de Família (The Family Fang) . 2015


Jason Bateman é bem conhecido no mundo da comédia, tendo feito parte de alguns sucessos do género ao longo dos últimos anos, mas a sua faceta de realizador, num registo um pouco mais sério é algo que certamente poderá ter pernas para continuar a andar. Cenas de Família é um indie aparentemente light, mas que rapidamente se transforma em algo melancólico, abordando temas familiares interessantes.

Annie (Nicole Kidman) e Baxter (Jason Bateman) são dois irmãos fortemente marcados pela infância atribulada que tiveram, quando se viam envolvidos pelas performances artísticas dos seus pais (Christopher Walken e Maryann Plunkett) que viviam para atrair a atenção de pessoas comuns, ao encenar pequenas situações com o objectivo de provocar várias emoções surpreendendo o público. A quantidade de aparições ao longo dos anos 80 e 90, fizeram com que esta família se torna-se famosa, e como consequência a imagem de Annie e Baxter ficaria associada à fase em que o mundo os conhecia e intitulava de Child A e Child B. Hoje, Annie é uma actriz conceituada e Baxter um pseudo autor de romances, ambos com a particularidade de viver presos a um passado que tem tanto de longínquo como de recente, pois perante um per causo terão de lidar novamente com a peculiaridade dos seus pais que escondem um segredo. Tudo isto os fará reviver momentos, e até encontrar respostas certas com a ajuda da maturidade que outrora não teriam.


Nicole Kidman e Jason Bateman encontram a química de irmã/irmão que é necessária, mostrando não só a maturidade, mas a também a infantilidade nas atitudes e nos gestos dos personagens. O feeling melancólico e de tristeza mistura-se estranhamente com a loucura e idiotice de cada uma das situações vividas entre pais e filhos. Quando pensamos que sabemos por que caminho nos vai levar, chega ao fim com um interessante twist final. Um retrato bastante quirky daquilo que é uma família disfuncional que se esforça constantemente por alcançar objectivos, mas que com o tempo rapidamente se despedaçaram perante as circunstâncias. Boas performances e um bom desenvolvimento emocional por parte de todos os personagens tornam este filme interessante, sendo bem sucedido quando pretende mostrar o quanto a educação parental poderá influenciar a vida futura dos filhos.

Cenas de Família certamente não agradará a todos, mas é um estudo interessante de mentalidades e personalidades, todas elas a debaterem-se pela busca de um inner self.

Classificação final: 3,5 estrelas em 5.
Data de Estreia: 21.07.2016

Sem comentários:

Enviar um comentário