terça-feira, 1 de março de 2016

Oscars 2016 | As surpresas. As Derrotas. Os Vencedores.


Concordando ou não com nomeados, com vencedores ou com aquilo que a maior cerimonia de cinema do mundo se tem vindo a tornar ao longo dos anos, a madrugada dos The Academy Awards é passada em claro. A 88ª Edição foi marcada por muita controvérsia (#OscarsSoWhite que rapidamente se transformaram numa dose exagerada de #OscarsSoBlack), algumas surpresas e o constatar de um momento esperado mais ou menos há uns 12 anos! #TeamLeo

O grande vencedor da noite foi Mad Max: Fury Road arrecadando mais prémios, batendo The Revenant o seu principal concorrente e Star Wars nas categorias técnicas, tendo também ele sido "roubado" quando para surpresa de todos o fantástico Ex Machina arrecada a estatueta de Melhores Efeitos Visuais.

BAM! "Ex Machina" facturou!
The Revenant também não se saiu nada mal, levando para casa a estatueta de Melhor Fotografia para Emmanuel Lubezki (ganhando assim 3 anos seguidos), Melhor Realizador para Alejandro González Iñárritu (ganhando assim 2 anos seguidos) e Melhor Actor Principal para Leonardo DiCaprio (que FINALMENTE ganha o seu tão esperado Oscar).

O Leo já sabia...
Brie Larson a ganhar Melhor Actriz por Room, seria uma das certezas da noite, mas confesso que o meu coração estava com Cate Blanchett e o seu brilhante trabalho em Carol. Alicia Vikander era outra das certezas, ganhando Melhor Actriz Secundária por The Danish Girl, mas outra das divas da indústria dividia a categoria, ou não fosse ela Kate Winslet, que demonstrou mais uma vez ser grandiosa na sua frenética performance em Steve Jobs.

O Jacob Trembley precisa urgentemente de entrar em mais filmes!
Uma das maiores surpresas da noite foi a vitória de Mark Rylance por Bridge of Spies. Com a sua performance, muito mais física que falada, Rylance tirou lugar aquele que todos esperavam ser o grande campeão da noite Sylvester Stallone, que sai desta temporada de prémios cheio de reconhecimento e carinho da parte de todos, com uma performance sentida em Creed que ainda lhe valeu algumas estatuetas este ano.

Porque o Spielberg também chora...
Aquilo que parecia ser a categoria mais incerta de todas, revelou-se para mim a certeza que já tinha, derivado ao percurso de atribuição de prémios na temporada. Spotlight a vencer Melhor Argumento Original e Melhor Filme! Prémio que não fica mal entregue, afinal de contas é sem dúvida um dos grandes filmes do ano. 

O "fuck yeah" de Michael Keaton deve ser relembrado.
Confesso que não me importava nada de ter visto The Revenant a vencer, ou até mesmo Mad Max: Fury Road do genial George Miller, que veio provar que na indústria os blockbusters também têm o direito de participar nestas andanças, principalmente se estiverem a um nível de excelência, ou não fosse esse mesmo o caso. Fica também a referência ao vencedor de Melhor Argumento Adaptado para The Big Short, outro dos prémios que não surpreendeu ninguém.

O George Miller é um cota cheio da pinta!
Mas não foi só Leonardo DiCaprio que pôs fim a uma espera já de décadas, o grande Ennio Morricone ganha finalmente um Oscar, para Melhor Banda Sonora Original por The Hateful Eight. Que tal como Leo, à sexta nomeação foi de vez!

Para o ano há mais...

Finalmente acabou o enguiço!

Podem consultar a lista completa de vencedores disponibilizado na página da Take Cinema Magazine aqui: http://take.com.pt/oscars-2016-vencedores/ 

Sem comentários:

Enviar um comentário