segunda-feira, 14 de março de 2016

Crítica: A Senhora da Furgoneta (The Lady In The Van) . 2015


Maggie Smith, a encantadora Maggie Smith. Aos 81 anos, consegue ainda ser uma das mais fascinantes actrizes da indústria. Com o seu charme natural dá todo um brilho especial a esta comédia dramática inspirada na história verídica do dramaturgo inglês Alan Bennett e da mulher que viveu durante 15 anos na porta de entrada de sua casa.

O filme conta a história da relação entre Alan Bennett (Alex Jennings) e Miss Shepherd (Maggie Smith), uma idosa que ninguém sabe muito bem de onde vem, mas que habita dentro de uma furgoneta, estacionando a viatura por vários bairros em Londres. Saltitando com a viatura de casa em casa, Miss Sheperd vai criando uma ligação de amor/ódio com os vizinhos, incapazes de ficar indiferente à sua situação. Ninguém sabe o porquê de viver dentro de uma furgoneta, e da sua boca só saem repreensões e palavras de pouco apresso, mas é com Bennett que irá criar uma forte relação de amizade. Deixando-a estacionar a sua "humilde casa" temporariamente na entrada da sua casa, este estaria longe de imaginar o passado sofrido da idosa sem-abrigo que praticamente habitou consigo durante 15 anos.


O que dizer mais sobre Maggie Smith!? Está fantástica como sempre. A naturalidade com que interpreta a personagem dá-lhe uma forte credibilidade. Alex Jennings tem toda uma peculiaridade em si, deliciosa de se ver e a química entre si e Smith, é absolutamente adorável e cheia de charme. No que toca ao argumento, nem tudo são rosas. O fraco desenvolvimento no que toca à história do passado de Miss Sheperd prejudica um pouco o enredo. Estamos sempre à espera de saber mais sobre as razões de viver da forma que vive, mas tudo é abordado de forma muito superficial (veja-se a personagem de Jim Broadbent, muito mal aproveitada, que acaba por se tornar insignificante). O charme esta lá, falta-lhe mais detalhe e desenvolvimento.

Apesar dos pontos negativos, acaba por valer a pena dar uma vista de olhos neste A Senhora da Furgoneta, que tem tanto de amoroso como de humano, onde as relações de afectividade provam que a amizade pode ser depositada nas pessoas mais improváveis, e a felicidade esta nos mais pequenos gestos.

Classificação final: 3 estrelas em 5.
Data de Estreia: 17.03.2016

Sem comentários:

Enviar um comentário