quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Crítica: Southpaw - Coração de Aço (Southpaw) . 2015


Jack Gyllenhaal tem vindo a construir uma sólida carreira, feita de escolhas bastante interessantes. A transformação física para interpretar um pugilista neste Southpaw - Coração de Aço é de elogiar, e o toque profundo que dá à interpretação notável, acontece que mesmo com o seu esforço o filme transforma-se a passo e passo num circulo de inúmeros clichés, conseguindo chegar ao mediano devido apenas à sua pessoa.

Billy Hope (Jake Gyllenhaal) é um famoso e bem sucedido pugilista no topo da sua carreira. A viver em Nova Iorque com a sua mulher Maureen (Rachel McAdams) e a filha Leila (Oona Laurence), a família vive para as competições e depende totalmente do sucesso da carreira de Billy, que lhes proporciona uma vida bastante estável e agradável. Após uma grave lesão na vista, Maureen convence Billy a retirar-se no seu auge, para viver tranquilamente com as duas uma vida normal, mas a decisão de realizar mais uma luta com um forte adversário rival, - provocado pelo mesmo num evento de caridade - tomará proporções gravíssimas, que acabarão por destruir não só a sua carreia, como tomaram conta de tudo aquilo que Billy mais ama na vida.

Antoine Fuqua volta a realizar mais um filme, que carece de fascínio e simpatia, tendo vindo a repetir nos últimos anos as mesmas formulas cheias de clichés e cenas previsíveis, apenas mudando os temas. Sem Jake Gyllenhaal esteve filme não seria certamente o que é, e se há algo que nos prende até ao fim, é sem dúvida a sua performance, perante um enredo que não lhe faz jus. Determinando-se a ser uma história sobre crescimento, moral e recomeçar do zero, sabe sempre a pouco, nunca satisfazendo no que toca a emoções (ou à falta delas), recusando-se a inovar, tornando-se por vezes indiferente, quando deveria ser mais efectivo.

Southpaw - Coração de Aço fica assim muito aquém de outros filmes do género, sendo completamente ofuscado saindo no mesmo ano do energético e vibrante Creed. Um erro de casting e teria sido absolutamente terrível. Pena que lhe falte ambição, mas vale a pena ver por Gyllenhaal.

Classificação final: 2,5 estrelas em 5.
Data de Estreia: 18.02.2016

Sem comentários:

Enviar um comentário