segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Crítica: The Revenant - O Renascido (The Revenant) . 2015


A extrema dureza da execução deste filme tem sido falada por muitos sítios, assim como alguns factos sobre a história já eram bem conhecidos, mas estava muito longe de imaginar o nível de grandiosidade da mais recente obra de Alejandro González Iñarritu, que mais uma vez surpreende afirmando-se como um dos melhores realizadores da actualidade.

Baseado no romance homónimo de Michael Punke, este conto de vingança é inspirado na história verídica do explorador e comerciante de peles Hugh Glass (Leonardo DiCaprio), brutalmente atacado por um urso e abandonado à morte pelos seus companheiros exploradores. Um deles, John Fitzgerald (Tom Hardy), homem ganancioso e sem escrúpulos, capaz de tudo por dinheiro, até mesmo de matar Hawk (Forrest Goodluck) filho adorado de Glass, diante dos seus olhos. Com o velho oeste como pano de fundo, as hostilidades com as tribos nativo-americanas são uma ameaça constante, mas nada disso impedirá Glass de superar toda a sua condição e irá arranjar forças onde nunca imaginou, para encontrar por uma última vez o homem que assassinou o seu filho. Para além de ser uma belíssima história de coragem, amor e sobrevivência, é uma aventura épica, muito dura e violenta, mas que carrega consigo um fortíssimo lado poético e metafórico. 


Penso que a verdadeira essência de um bom actor se vê, quando muitas vezes sem falar, a transparência das suas emoções é tal que a ausência de palavras se torna insignificante. Leonardo DiCaprio tem uma carreira recheada de boas performances, mas arrisco dizer aqui que esta é provavelmente a melhor delas todas. E com apenas umas vinte linhas de diálogo, se dá uma interpretação poderosa. Para além de DiCaprio todo o elenco secundário convence, liderado por Tom Hardy com mais uma grande interpretação complexa para juntar ao seu curriculum e por Domhnall Gleeson que se vem afirmando cada vez mais. 

Iñarritu utiliza os seus conhecidos longos takes para dar mais ênfase às cenas de maior intensidade e a magnifica cinematografia (da responsabilidade de Emmanuel Lubezki) consegue transformar a mãe natureza num dos principais papeis deste filme. As imagens são de cortar a respiração, e as cenas de acção do mais intenso que pode haver. Para além do forte lado histórico, a parte emocional domina toda a trama, com mensagens fortes escondidas nos detalhes, imagens e actos dos personagens, mensagens importantes sobre os valores do ser humano.

Brutal, de uma complexidade majestosa, The Revenant é sem dúvida daqueles filmes que nos ficam na memoria durante muito tempo.

Classificação final: 5 estrelas em 5.
Data de Estreia: 21.01.2016

2 comentários:

  1. A cinematografia e a realização são fantásticas!
    ★★★★ [8/10]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! E do DiCaprio gostaste? Ou é dos que odiou a performance dele?

      Eliminar