sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Star Wars | Os Influenciados


Artigo presente na edição nº 41 da Take Cinema Magazine

Como icónica saga de filmes que é, inicialmente mesmo sem o saber, Star Wars traçou de imediato um caminho muito forte, não só na história do cinema de ficção-cientifica, mas também na história do cinema em geral. Mudando não só a forma como são lançados muitos filmes hoje em dia, mas também pela grandiosidade e efeito que conseguiu atingir em toda a cultura pop, até quem nunca viu um único filme, consegue identificar alguns elementos da mesma, quase que inconscientemente, mais uma das provas da sua magnitude. Magnitude essa, que se veio a reflectir em muitos outros filmes, e até séries, posteriores ao lançamento dos seus três primeiros filmes (Episódio IV, V e VI). Com a estreia do novo Star Wars: Episode VII – The Force Awakens, fazemos uma pequena viagem, falando sobre alguns dos aspectos que influenciaram muitas outras obras que se seguiram.

Começando pela forte figura feminina que é a Princess Leia (sem dúvida uma das mais poderosas da saga) esta veio trazer um olhar diferente sobre aquilo que a mulher enquanto guerreira e lutadora poderia representar num filme. Afinal um bom badass não tem necessariamente de ser um homem. Muito mais do que a sua imagem marcante a sua atitude destemida e corajosa inspirou muitas outras fortes personagens femininas que se seguiram. Heroínas que se tornaram icónicas como por exemplo Sarah Connor de Terminator ou mais recentemente Furiosa de Mad Max: Fury Road, são bons exemplos disso.



Quando em 2001: Space Odyssey, Stanley Kubrick, atribui um lado malévolo, suspeito e muito assustador à figura de um robot (no caso especifico um computador que possui inteligência artificial), Star Wars teve a capacidade de nos fazer apaixonar por eles, dando-lhes mais personalidade, ou não olhássemos hoje em dia para um C3-PO quase como se fosse de carne e osso. Graças a isso robots como Wall-E, Data de Star Trek ou Gerty 3000 em Moon se tornaram bastante queridos de todo o público.


A própria estrutura da saga foi algo inovador. A forma como as histórias eram escritas, lançadas e produzidas nunca mais foi a mesma. Dentro do género, trilogias como a trilogia original Mad Max ou Back to The Future mostram o quão importante é manter um forte seguimento e lógica de filme para filme, onde o desenvolvimento das personagens é algo significativo. Apesar de muitas personagens importantes, Luke é sem dúvida a personagem central de todas as histórias da saga original e todos os diferentes personagens acabam por causar um certo impacto em si.


Vários aspectos técnicos, nomeadamente os efeitos visuais usados em Star Wars, foram grandes impulsionadores no avanço de técnicas de efeitos especiais no cinema, que têm vindo a ser aperfeiçoados desde então. Este avanço significativo, nas técnicas visuais feitas por computador (hoje em dia conhecidas pela abreviação CGI) foram absolutamente marcantes, tudo graças à inovação colocada na saga.

Uma das coisas mais interessantes e cativantes em Star Wars é a criação de todo aquele universo em especifico. Todo um novo mundo que nos faz acreditar nele, mesmo sabendo que é algo completamente impossível de existir. As temáticas abordadas, são mais um dos aspectos que nos fazem conectar com a história, onde relações tão simples como as de amor e de amizade estão constantemente presentes apesar de nos ser apresentado um mundo muito diferente, dando margem para que outras divergentes histórias tivessem oportunidade de surgir e mesmo numa galáxia longínqua, Star Wars têm algo de muito próximo e familiar com referencias presentes em muitas das coisas que ainda vemos ser feitas nos dias de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário