terça-feira, 17 de novembro de 2015

Crítica: Steve Jobs . 2015


Danny Boyle tem sempre algo de vibrante e elegante nos filmes que faz, pelo qual seria provavelmente a pessoa perfeita para conduzir um biopic sobre o génio Steve Jobs, e quando aliado com o grande argumentista, Aaron Sorkin, ainda melhor.

Inspirado na biografia escrita por Walter Isaacson o filme foca apenas três dos lançamentos mais significativos da carreira de Jobs, em 1984, 1988 e 1998. Captando os momentos passados antes de cada apresentação, é nos bastidores que vários detalhes biográficos nos são apresentados de forma bastante engenhosa e genial, tudo graças à magnifica escrita de Sorkin e à dinâmica realização e edição que nos fazem seguir ao pormenor cada personagem. A maneira hostil e egocêntrica como Jobs lidava com todas as pessoas que foram passando pela sua vida profissional e pessoal, podem ter sido concerteza dramatizadas ou exageradas, mas nunca de forma a que soem a falso. Um filme cheio de cenas intensas, frenéticas, por vezes claustrofóbicas, diálogos inteligentes, onde as várias personalidades se destacam e as suas ideias vão muito alem do óbvio. Entretenimento e substancia andam de mãos dadas, num dos melhores e singulares biopics já antes vistos.

Michael Fassbender já provou outras vezes ser um actor de excelência, e aqui mais uma vez faz um trabalho notável apoiado pela audaz performance de Kate Winslet, que tal como a sua personagem na vida real, é o seu braço direito durante praticamente todo o filme, construindo uma fascinante cumplicidade e tensão entre os dois. Seth Rogen, Michael StuhlbargJeff Daniels e Katherine Waterston também contribuem com performances bastante sólidas ou não fosse também este (e acima de tudo) um filme de grandes interpretações que se vão interligando durante esta poderosa viagem. 

Será concerteza para sempre lembrado como um dos maiores pioneiros e visionários da tecnologia da História, não só como informático mas como artista completo, que ligando a funcionalidade à estética, colocava sempre um pouco de si em cada peça que criava. Steve Jobs é um biopic pouco convencional, que mostra o lado imperfeito, mas também extraordinário de um homem que ajudou a revolucionar a tecnologia do mundo.  

Classificação final: 5 estrelas em 5.
Data de Estreia: 12-11-2015

Sem comentários:

Enviar um comentário