sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Crítica: O Segredo dos Seus Olhos (Secret in Their Eyes) . 2015


Confesso que não é a primeira vez que vejo um remake americano, primeiro que o filme original em que foi baseado. A verdade é que muitas vezes, ficamos satisfeitos com a versão americanizada da coisa, mas arrependo-me definitivamente de ter visto isto em primeiro lugar. Escrito e realizado por Billy Ray, baseado no filme Argentino de Juan José Campanella - que venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010 - O Segredo dos Seus Olhos não passa de um filme desleixado e previsível que nem um elenco sólido consegue salvar.

Parte da história é passada em 2002, e gira em torno do assassinato de Carolyn (Zoe Graham), uma jovem violada e espancada até à morte, encontrada dentro de um contentor de lixo, próximo de uma mesquita que andava a ser investigada por Ray (Chiwetel Ejiofor), um agente do FBI que desconfia que membros desta tivessem intenções terroristas. Quando ele e a parceira Jess (Julia Roberts) chegam ao local, Ray constata que a jovem é afinal a filha de Jess. As provas do caso são quase nulas e o principal suspeito saí ileso. Entre flashbacks do passado e o presente, vemos agora Ray, 13 anos depois e ainda obcecado com o brutal assassinato que ficou por resolver. De regresso a L.A., pede ajuda a uma antiga paixão, a procuradora geral Claire (Nicole Kidman) para reabrir o caso, pois diz saber o paradeiro do homem que matou Carolyn.

Todo este enredo seria surpreendente se não tivesse sido já feito inúmeras vezes antes. Até mesmo o twist final se torna esperado. Os passos a seguir são todos previsíveis e as relações entre personagens carecem de uma dinâmica mais forte. Não que as interpretações sejam más, mas é quando toca à química entre si (principalmente no relacionamento de Ejiofor com Kidman) tudo é muito forçado. O facto da história se focar demasiadamente na América pós 11 de Setembro, e não no próprio homicídio em si é outro dos aspectos que desapontam, como se o aspecto principal passa-se de imediato para segundo plano, o que acaba por não causar o devido impacto.

Resta-me agora ver o original e fazer as minhas comparações. Pelo que sei, as diferenças entre os dois não são assim muitas no que toca a surpresas, mas espero encontrar mais consistência e diferentes aspectos que me façam poder desfrutar mais, do que é apresentado aqui.

Classificação final: 2 estrelas em 5.
Data de Estreia: 19-11-2015

Sem comentários:

Enviar um comentário