quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Crítica: Nos Somos Teus Amigos (We Are Your Friends) . 2015


Ser DJ está mais que na moda e Hollywood já tinha em falta o filme do género para integrar as sempre badaladas estreias de Verão. De co-apresentador do programa Catfish da MTV, directamente para o grande ecrã, Max Joseph estreia-se na realização com este drama sobre o mundo da noite e da música electrónica, seguindo um jovem que luta pela sua primeira grande chance no panorama musical.

Cole (Zac Efron) é um jovem DJ de 23 anos que sonha um dia vir a ser um grande produtor musical. Quando conhece um famoso e experiente DJ (Wes Bentley), que rapidamente se torna uma espécie de mentor, Cole apaixona-se pela sua namorada, Sophie (Emily Ratajkowski). Como podem imaginar, perante uma premissa que tem tudo menos de original, o que está para vir é mais que evidente. Num instante, Nos Somos Teus Amigos, transforma-se na história de sonho que muitos adolescentes desejam hoje em dia. O pior é que não passa de uma desilusão, graças ao argumento que pretende ser extremamente significativo, tentando passar mensagens forçadas e politicamente correctas. Ao mesmo tempo e muito estranhamente, consegue por vezes ser ambíguo em algumas das questões que aborda. Mas afinal ser DJ é cool, ou não? As vezes, parece que sim. Outras vezes, parece que não.


A intenção deste coming-of-age é bem clara, num mundo onde a maior parte dos adolescentes idolatra DJ's, alguns deles indivíduos milionários, cheios de sucesso, olhando para eles como um modelo a seguir, Nos Somos Teus Amigos quer mostrar o lado mais negro da vida nocturna, quando descontrolada, mas nunca chega a convencer por completo fazendo com que seja dificil a conexão com os personagens, que por sinal são pobremente desenvolvidos. À medida que tenta ser demasiado bonitinho, entra por caminhos usados vezes sem conta em filmes do género. Os aspectos técnicos e a performance de Zac Efron, são talvez a melhor coisa a retirar do filme. A Califórnia como pano de fundo está maravilhosa de se ver, a edição interessante, a luminosidade e cores que lhe são dados fazem com que "saiba" a Verão. Só é pena que esta atmosfera não tenha conseguido perfurar a narrativa, que está longe de ser perfeita.

Classificação final: 2 estrelas em 5.
Data de Estreia: 27-08-2015

Sem comentários:

Enviar um comentário