terça-feira, 21 de julho de 2015

Crítica: Mr. Holmes . 2015


Mr. Holmes é o crime/drama baseado no romance Sr. Sherlock Holmes (título original: A Slight Trick of the Mind) de Mitch Cullin. Realizado por Bill Condon (Dreamgirls, The Fifth Estate) o filme mostra o lado mais real e humano do personagem de ficção dos livros de Sir Arthur Conan Doyle.

O filme é passado em 1947 onde encontramos um Sherlock Holmes com 90 e poucos anos, refugiado numa casa de campo em Inglaterra. Com uma rotina já muito marcada, Holmes combate a solidão entre o seu escritório e apicultura, hobby que o ajuda a manter-se activo lutando contra os efeitos da idade avançada. Apresentando já alguns sinais de perda de memória, Holmes resolve escrever sobre o seu último caso, depois de ter encontrado manuscritos do mesmo. Determinado em conclui-lo Holmes tenta viajar no tempo, reavivando memórias esquecidas de um último caso que o marcou bastante, de uma tal forma que nem o próprio têm consciência. Entre a escrita e as abelhas, Holmes acaba por criar um forte vinculo de afecto com o jovem filho da caseira, que toma conta dele e da casa onde todos vivem.


O magnifico Sir Ian McKellen entrega-nos uma performance intensa e tocante, fazendo com que Sherlock Holmes pareça realmente de carne e osso. O seu charme e a emoção que coloca em algumas das cenas dão alma ao personagem, numa abordagem bastante diferente daquela em que estamos habituados a ver Holmes. Laura Linney, que interpreta a caseira da casa de Holmes, está bem, mas não tem aqui um papel muito relevante. É o jovem Milo Parker a maior revelação do filme, apresentando uma química absolutamente adorável com McKellen

Ao inicio pode parecer estranho a forma como nos são apresentadas as variantes da história, saltando entre dois espaços temporais, mas as coisas a seu tempo vão fazendo sentido, sempre com a brilhante ajuda de McKellen, que a todos os minutos se revela alma do filme. Apesar de todas as coisas boas que podemos encontrar nele, é estranho como no fim é capaz de nos deixar um tanto ao quanto insatisfeitos. A falta de alguns elementos, ou o excesso e repetição de outros, fazem com que não mantenha o mesmo balanço ao longo de toda a sua duração, mas a diferente abordagem do personagem e a emoção que lhe é dada faz com que Mr. Holmes se torne num filme belo e sentimental.

Classificação final: 3,5 estrelas em 5.
Data de Estreia: 23-05-2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário