terça-feira, 14 de julho de 2015

Crítica: Amy . 2015


Amy é o documentário sobre a história da emblemática cantora e compositora de jazz Amy Winehouse que faleceu prematuramente em 2011 aos 27 anos, devido a uma vida de excessos e instabilidade emocional. Contado muitas vezes na primeira pessoa, através de imagens de acontecimentos nunca antes vistos, amigos, familiares e pessoas com quem trabalhou e privou, dão o seu testemunho sobre a talentosa, divertida mas muitas vezes imprudente pessoa que Amy era.

O realizador Asif Kapadia (responsável pelo também excelente documentário Senna de 2010 - sobre a vida do piloto de F1 Ayrton Senna - e no qual este segue a mesma linha, quer em termos visuais quer em termos de edição) consegue captar a essência de Amy ao ponto de nos emocionar e tocar a passo e passo, cada vez que nos é revelado um novo aspecto do qual não tinhamos conhecimento ou tamanha percepção. Ao mesmo tempo que ficamos fascinados com a sua imponente e poderosa presença seja qual fosse a situação, também ficamos de coração partido com revelações tão tristes e profundas da vida de uma alma super talentosa que infelizmente partiu cedo demais.

A originalidade é algo difícil de surgir quando se trata do género Documentário, mas Kapadi vem demonstrar que consegue marcar a diferença e que um documentário pode ser muito mais do que um simples relato de acontecimentos verídicos. Pode ser algo bastante admirável e por vezes até divertido, proporcionando ao espectador uma experiência absolutamente cativante que dá gosto ver. Amy mostra-nos o lado de Amy Winehouse que não conhecemos, o lado sentimental e inquietante de uma pessoa que mesmo com tudo em mãos para ter a vida perfeita, não se sentia feliz. A música parecia ser mesmo a única coisa que a preenchia, mas a nuvem escura que pairava sobre si, as decisões erradas que foi tomando ao longo da sua vida foram mais fortes, levando-a a percorrer um caminho de constante autodestruição. Um documentário muito poderoso que recomendo a todos os fãs e não fãs da cantora.

Classificação final: 4,5 estrelas em 5.
Data de Estreia: 23-07-2015

Sem comentários:

Enviar um comentário