terça-feira, 9 de junho de 2015

Crítica: Enquanto Somos Jovens (While We're Young) . 2014


Enquanto Somos Jovens é o mais recente filme do realizador e argumentista Noah Baumbach (A Lua e a Baleia, Greenberg, Frances Ha), onde as relações entre adultos nesta sociedade dita moderna são postos à prova, numa narrativa inteligente e honesta que mostra que, apesar da forma como nos relacionamos uns com os outros tenha mudado ao longo dos tempos graças aos novos avanços da tecnologia, o mundo continua bem igual no que toca a sentimentos, manias e vontades do ser humano.

Um casal em plenos 40, Josh (Ben Stiller) e Cornelia (Naomi Watts) vivem em Nova Iorque uma vida pacata. Apesar de Josh ser realizador de documentários e Cornelia produtora cinematográfica o dia-a-dia acaba sempre por não ter muita acção. A sua vida social já teve melhores dias e tudo se alegra e ilumina quando conhecem o jovem casal Jamie (Adam Driver) e Darby (Amanda Seyfried). Fartos da rotina e entusiasmados com tanta jovialidade, através da recente amizade que criam com o casal, começam a mudar as suas rotinas, presos na ilusão de que podem recuperar o tempo perdido, ao mesmo tempo que vão tomando a consciência de que estão realmente a envelhecer. Uma comédia inteligente e provocadora que mostra um lado fútil da sociedade, mas também um lado inocente, puro e incontrolado que o ser humano adopta para se adaptar a variadas situações.

A química entre os quatro actores principais é notória e Baumbach faz um interessante contraste entre as diferentes faixas etárias, analisando comportamentos das diferentes personagens fazendo-nos tirar as nossas próprias conclusões sobre cada um, várias vezes ao longo do filme. Um retrato satírico, mas bastante inteligente sobre as atitudes e comportamentos da sociedade moderna. Diálogos divertidos, personagens peculiares e neuróticas, numa atmosfera que nos faz lembrar bastante os filmes de Woody Allen. O tom sofisticado, charmoso mas ao mesmo tempo nostálgico que Baumbach coloca nos seus filmes, faz-nos mesmo questionar se não estaremos cada vez mais perante o Woody Allen da nova geração. Até agora não me desapontou e estou de olho nele para ver o que se segue.


Classificação final: 4 estrelas em 5.
Data de Estreia: 10-06-2015

Sem comentários:

Enviar um comentário