sábado, 18 de abril de 2015

Crítica: A Promessa de Uma Vida (The Water Diviner) 2014


A Promessa de Uma Vida é um drama fictício baseado em factos verídicos, protagonizado por Russell Crowe, marcando também a sua estreia como realizador. A história de Connor (Crowe), um agricultor Australiano cujos três filhos desapareceram durante a Primeira Guerra Mundial, na Guerra de Gallipoli na Turquia, onde Australianos (entre outros) tentaram uma invasão ao país. Esta é considerada um dos mais trágicas eventos de toda a Primeira Guerra e o filme é uma clara homenagem a todos os que lá perderam a vida. 

Passado quatro anos do término da guerra, Connor viaja até à Turquia com a esperança de trazer os corpos dos seus filhos de volta a casa e lá depara-se com inúmeras situações que parecem não o querer deixar cumprir o seu objectivo. Desde cedo fica bem claro qual o principal objectivo de Crowe quando nos mostra várias vezes durante o filme, cenas de guerra absolutamente dolorosas de se ver, sendo estas bastante efectivas - particularmente uma delas envolvendo os seus filhos, em que é praticamente impossível não ficarmos emocionados - e que prestam tributo a todos aqueles que morreram na guerra quer sejam Australianos ou Turcos.

Um filme com algumas falhas de enredo, com um estilo bastante old-fashioned e pouco ambicioso, mas que consegue mesmo assim ser bem sucedido pela jornada emocionante e visualmente apelativa que nos mostra. A necessidade de um romance forçado entre Connor e uma viúva de guerra turca (Olga Kurylenko) segue toda a predictabilidade esperada, mas curiosamente revela-se importante pois através dele, alguns costumes e curiosidades sobre a cultura turca são demonstrados. Russell Crowe tem uma performance honesta e emotiva - acabando por ter como actor um papel mais sólido do que aquele que desempenha como realizador - sempre suportado por sólidas performances secundárias da parte de Olga Kurylenko, Yilmaz Erdogen e Cem Yilmaz que mesmo com o peso dramático que os seus papeis carregam são capazes de nos proporcionar algumas risadas através de toques de humor espalhados pelo filme que aliviam a tensão.

Longe de ser uma obra-prima, A Promessa de Uma Vida é um filme que nos leva numa viagem desde o calor intenso da Australia até à colorida e misteriosa Turquia visitando devastadoras memórias de guerra, acompanhadas por uma comovente banda sonora que também merece ser destacada.

Classificação final: 3 estrelas em 5.
Data de Estreia: 16-04-2015

Sem comentários:

Enviar um comentário