quinta-feira, 23 de abril de 2015

Crítica: Ex Machina 2015


Ex Machina é um Sci-Fi que explora o tema da Inteligência Artificial, fazendo uma abordagem filosófica e por vezes complexa acerca do que esta afinal na mente dos humanos. Brilhantemente escrito e realizado por Alex Garland, este filme destaca-se de tudo o que tem sido feito ultimamente dentro do tema "humanos vs robots" devido a uma enorme subtileza, inteligência e mistério à medida que nos são dados a conhecer todos os factos da história.

Caleb (Domhnall Gleeson) é um jovem programador que ganha um concurso interno na empresa onde trabalha, a Blue Book (uma espécie de Google). O prémio é passar uma semana em casa do Director Executivo da empresa, Nathan (Oscar Isaac) um génio da tecnologia. Nathan quer que Caleb passe toda a semana desempenhando o Teste de Turing (que testa a capacidade que uma máquina tem em exibir um comportamento inteligente equivalente a um ser humano) numa robot que dá pelo nome de Ava (Alicia Vikander). Rapidamente Caleb começa a nutrir sentimentos pela robot, algo que se poderá vir a tornar perigoso.

As performances são fantásticas, sendo sem dúvida a mais marcante, a de Alicia Vikander que veste de forma literalmente robótica, misteriosa e sedutora o papel de Ava. Oscar Isaac continua a surpreender, mostrando todas as suas capacidades artísticas, construindo aos poucos uma carreira que cada vez o eleva mais na industria. Domhnall Gleeson parece continuar a ter muito jeito para estes papeis do sujeito meio ingénuo, simples e recatado. O grande trabalho dos três é absolutamente essencial para o sucesso do filme.

Visualmente deslumbrante, maravilhosamente filmado, combina um ambiente absolutamente envolvente e sedutor com uma certa atmosfera claustrofóbica que é capaz de nos deixar completamente intrigados durante toda a trama. O uso de CGI para criar Ava é muito bem conseguido assim como a escolhas dos cenários e da envolvente banda sonora. 

Esta foi a estreia de Alex Garland na realização (tendo anteriormente escrito alguns romances como A Praia - que mais tarde se transformou em filme, realizado por Danny Boyle - ou produzido e escrito argumentos de filmes como 28 Dias Depois, Sunshine: Missão SolarNunca Me Deixes ou Dredd) e é incrível olhar para todo o conceito do filme e tomar consciência de que este é o seu primeiro trabalho atrás das cameras. Bastante polido e inteligente, Ex Machina é para mim uma das melhores obras do género Sci-Fi dos últimos tempos.

Classificação final: 4,5 estrelas em 5.
Data de Estreia: 23-04-2015

Sem comentários:

Enviar um comentário