quinta-feira, 12 de março de 2015

Crítica: Paddington 2014


Paddington é aquilo que se pode chamar uma verdadeira delicia para toda a familia. Harmonioso, bem interpretado e muito divertido é incapaz de não deixar um sorriso no rosto de todos os que acabam de o assistir.

Baseado na série de livros infantis de Michael Bond, Paddington é a adaptação live-action da história de um jovem urso muito trapalhão. Ele vive no Perú e viaja até Londres para encontrar uma nova familia, depois da floresta em que vivia ter sido completamente devastada por um terramoto.
Na primeira noite em Londres ele encontra a familia Brown que o acolhe em sua casa, mas Mr. Brown parece não estar muito satisfeito com a ideia e Paddington causa o caos logo na sua primeira noite de estadia.

A típica british family é aqui retratada de forma muito agradável, contando com um óptimo trabalho de representação de Sally Hawkins, Hugh Bonneville e das duas crianças do elenco. Ben Whishaw foi o casting perfeito para a voz de Paddington, assim como Imelda Staunton e Michael Gambon. Espalhadas pela história pequenos papeis como o de Jim Broadbent, Peter Capaldi ou Julie Walters dão o seu brilho especial. E por fim Nicole Kidman que se revela aqui a perfeita vilã.

Visualmente está muito bem conseguido, combinando a imagem real com CGI. A interação do urso com os humanos está muito bem construída, fugindo aquilo que vemos em muitos filmes do género em que alguns momentos se tornam ridículos, quando a imagem gerada por computador não está bem enquadrada. Cores vibrantes e sequências muito engraçadas fazem com que seja uma doçura para todas as crianças que assistam, mas também para todos os adultos, claro.

Tudo flui muito naturalmente, sem piadas forçadas e momentos inevitávelmente engraçados onde sem grandes esforços soltamos imensas gargalhadas. Apesar do final ser bastante previsível (e aqui não nos podemos esquecer que aqui o público alvo são principalmente as crianças) o charme, a delicadeza e a ternura com que se aborda o tema da familia e da amizade é algo adorável. Paddington trás nos sem dúvida um dos personagem de animação mais adoráveis dos últimos tempos.

Data de Estreia: 12-03-2015


Classificação final: 4 estrelas em 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário