sexta-feira, 20 de março de 2015

8 ½ | Festa do Cinema Italiano 2015


Regressa ao Cinema São Jorge a 8ª Edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano, que desde 2008 pretende divulgar aquilo que de melhor se faz no cinema italiano. Este ano podemos contar com cinco antestreias nacionais e duas estreias internacionais, passando por várias secções, sessões especiais, encontros de literatura, workshops ou a já habitual secção Piccolini para os mais pequenos.


O filme escolhido para a sessão de abertura é O País das Maravilhas (Le Meraviglie), vencedor do Grand Prix, o prémio do júri do Festival de Cannes. A sessão contará com a presença da realizadora do filme Alice Rohrwacher e da actriz principal Alice Rohrwacher que também protagoniza outro dos grandes destaques deste ano, Corações Inquietos (Hungry Hearts), galardoado no Festival de Veneza com os prémios de melhor actriz e melhor actor (Adam Driver) e que também terá a presença do seu realizador Saverino Costanzo.

Le Meraviglie
Corações Inquietos
Como filme de encerramento a escolha é O Rapaz Invisível (Il Ragazzo Invisibile), que conta a história de um adolescente com poderes sobrenaturais. Uma das novidades deste ano é o espaço dado a series televisivas, com a exibição de Gomorra, uma serie de culto em Italia, sobre o crime organizado em Nápoles, baseada no best-seller de Roberto Saviano. Já a habitual secção Piccolini contará com filmes como Pinóquio, Calimero ou Topo Gigio.

Il Ragazzo Invisibile
Gomorra
Como já é habito em cada edição, o festival presta homenagem aos consagrados do cinema italiano, exibindo este ano o último filme de Ettore Scola, Que Estranho Chamar-se Federico, uma homenagem a Federico Fellini

Clássicos como Cinema Paraíso (dos filmes italianos mais aclamados de sempre), Era Uma Vez Na America O Bom, o Mau e o Vilão (do criador do Spaghetti Western, Sergio Leone) marcarão também presença este ano, como forma de celebrar estas grandes obras. 

Cinema Paraíso
O Bom, O Mau e o Vilão
8 ½ Festa do Cinema Italiano realiza-se de 25 de Março a 2 de Abril no Cinema São Jorge. Podem saber mais sobre toda a programação do festival aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário