quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Crítica: Orgulho (Pride) 2014


Data de Estreia: 06-11-2014

Orgulho é um tocante e super bem disposto filme Britânico, baseado numa incrível história verídica que poucos devem ter conhecimento. Com um leque váriado de personagens que entretem desde o inicio até ao fim, contando um pedaço da História do Reino Unido enquanto passa uma importante mensagem de solidariedade, amizade e luta contra o preconceito.

Um grupo de Gays e Lésbicas decide começar uma campanha de solidariedade para angariar dinheiro para ajudar familias afectadas pela "Greve dos Mineiros" de 1984 que começou derivado a divergencias com o governo de Margaret Thatcher, tendo por consequência aflingido a indústria de Carvão. Mais tarde intitulados como o grupo activista "Gays e Lésbicas apoiam os Mineiros" tentam unir-se com a "União Nacional de Minerios" que recusa pois não quer o seu nome associado à comunidade Gay com medo de mais represálias por parte do governo e ficar mal vista aos olhos do povo. Determinados em continuar com a ideia, contactam uma pequena vila de mineiros no País de Gales que aceita de imediato a ajuda e assim se viria a formar uma forte e improvável aliança entre as duas comunidades.

A atmosfera remete-nos perfeitamente para os anos 80 através dos cenários, dos figurinos e da música. O humor é usado sempre de forma inteligente e o poder da mensagem a passar é muito importante. Ambas as comunidades viveram tempos dificeis e uniram forças para os tentar ultrapassar. O filme é absolutamente politico e demonstra todo o preconceito contra a Comunidade Gay durante aquela época abordando também o flagelo do virús do HIV que apareceu em força nos anos 80. É cheio de boa disposição, mas criando sempre um grande impacto no espectador. 

O filme mostra o talento dos vários actores britânicos envolvidos, desde veteranos como Bill Nighy ou Imelda Staunton, nomes bem conhecidos como Paddy Considine, Andrew Scott ou Dominic West e os mais novatos do meio Ben Schnetzer, George MacKay ou Faye Marsay com performances bem à altura de todos os mais experientes do elenco. Uma reunião de grandes talentos num filme só!

Orgulho é um filme tocante com uma mensagem forte que mostra como o preconceito não chega a lado nenhum e o povo todo unido consegue alcançar algo, e que todos temos os mesmo direitos, independentemente da orientação sexual. 











Clafissicação final: 4 estrelas em 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário