quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Crítica: Nightcrawler - Reporter da Noite (Nightcrawler) 2014


Data de Estreia: 13-11-2014

Jake Gyllenhaal é a meu ver um dos melhores actores da indústria cinematografia nos dias de hoje e parece que de trabalho para trabalho a admiração por ele aumenta. Ele é o protagonista de Nightcrawler - Reporter da Noite e este era definitivamente um dos meus mais esperados para este ano.

Lou Bloom está desesperado por trabalho. Acha-se uma pessoa extremamente dedicada e competente, mas parece que não tem tido muita sorte em encontrar algo certo e digno de fazer. Lou é um homem solitário, decidido e corajoso que um dia por acaso, ao conduzir numa via rápida vê um acidente. Pára e decide aproximar-se. Ao ver uma equipa de reportagem freelancer a filmar o acidente, descobre que afinal é isso que quer fazer na vida. Arranja maneira de comprar uma camera de filmar e um rádio (onde consegue ouvir a transmissão do canal da policia) e rapidamente também se torna freelancer na área, vendendo imagens de acontecimentos que envolvam algum tipo de crime por toda a cidade de Los Angeles, a uma estação de televisão.

Escrito e realizado por Dan Gilroy, que aqui se estreia no campo da realização de uma forma bastante sólida, faz a audiência se envolver pela noite da cidade de Los Angeles, com a ajuda de uma bela cinematografia. O filme consegue entreter e até nos faz rir em certos momentos, nunca perdendo a atmosfera sombria e assustadora. O comentário social é bastante forte, focando aquilo que o sensacionalismo representa na sociedade de hoje me dia, constantemente utilizado no meio jornalistico a troco de meras audiências, onde muitas das vezes situações bastante graves são ridicularizadas. Algumas das situações apesar de serem um pouco impossíveis de acontecer resultam na perfeição tendo em conta aquilo que o filme pretende passar. O personagem principal é muito bem desenvolvido, e vai crescendo a pouco e pouco durante o filme, cada vez mais motivado com a sua missão. Quanto mais ele ambiciona mais pesada se torna a atmosfera, o que torna o filme aos poucos mais perturbador. 

Jake Gyllenhaal tem uma performance absolutamente fantástica! Tão assustador e profundo que consegue mexer com a audiência ao ponto de nos meter medo. Conseguimos acreditar que ele é um verdadeiro sociopata, sem qualquer empatia por ninguém, apenas querendo saber de si próprio. Tal como influência e manipula as personagens do filme, é capaz de nos manipular ao ponto de criarmos empatia com por um homem que aos poucos se revela desprezível. O elenco secundário conta com Rene Russo (que tirando os dois últimos filmes do super-herói Thor tem andado afastada das cameras), Bill Paxton e Riz Ahmed que sustentam bastante bem a brilhante performance de Gyllenhaal que sem dúvida é o grande homem do filme.

Nightcrawler - Reporter da Noite é um excelente retrato de uma mente perturbada, que explora também um lado menos bonito do jornalismo que todos sabemos existir.








Classificação final: 4,5 estrelas em 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário