quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Crítica: Boyhood - Momentos de Uma Vida (Boyhood) 2014


Data de Estreia: 27-11-2014

Boyhood - O Momentos de Uma Vida já é por si só marco na história do cinema. O realizador Richard Linklater faz algo nunca antes feito, filmando está história ao longo de 12 anos, sempre com o mesmo elenco. A simplicidade e realismo é algo sublime, e o mais interessante de tudo é o facto de nos apercebermos como realmente o tempo passa num piscar de olhos.

Desde a infância até à juventude, seguimos Mason (Ellar Coltrane) e através dele vemos o mundo a crescer diante dos seus olhos. Vivemos a seu lado a relação que tem com a sua mãe (Patricia Arquette), o seu pai (Ethan Hawke) e a sua irmã mais velha (Lorelei Linklater). Vemos o envelhecer e amadurecer de cada um de uma forma super natural, ou não fosse isso a vida. Uma experiência muito além da história do filme em si, pois em vários momentos nos identificamos com algumas situações e nos lembramos de momentos pelos quais também passamos.

Todas as referências mais importantes da cultura pop, do avanço da tecnologia, as ideologias sobre vários temas e episódios politicos que aconteceram ao longo destes anos estão bem vincados ao longo do filme. Todas as personagens são muito bem desenvolvidas e têm um discurso super fluído, o que torna tudo muito mais real. As boas performances de cada actor fazem com que a audiência sinta o realismo de cada momento na perfeição.

E assim em 2 horas e 45 minutos Boyhood - Momentos de Uma Vida mostra-nos como o tempo passa tão rápido mesmo à nossa frente. O filme foge rapidamente dos nossos olhos como se tivesse uma duração muito mais curta e aí realmente nos apercebemos que é o retrato perfeito para ilustrar a passagem do tempo. Quando chegamos ao fim, o filme é capaz de nos por a pensar sobre o quão importante foi o nosso próprio crescimento e o impacto que teve não só em nós, mas também na nossa própria familia.

E são obras como estas que de tão simples que são, fazem com que este filme seja um dos melhores feitos nos últimos anos.








Classificação final: 5 estrelas em 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário