terça-feira, 7 de outubro de 2014

Crítica: O Amor é um Crime Perfeito 2013


Filme em exibição na Festa do Cinema Francês

Marc, um professor de Literatura numa Universidade Suíça, tem fama de encantar e dormir com muitas das suas bonitas alunas. Uma dessas alunas, com quem se envolve numa noite desaparece misteriosamente, começando a colocar em risco a sua credibilidade por toda a Universidade acabando por ficar sob uma pequena suspeita pela parte da policia. As coisas começam a ficar mais negras para o lado de Marc quando este começa a espalhar o seu charme para cima da madrasta da rapariga desaparecida.

O personagem principal da história é quem consegue suscitar todo o interesse pela mesma. O seu lado secreto e muito envolvente é o que carrega todo o filme, justificando todo o mistério em torno de todos os acontecimentos. Se não fosse pela personagem e magnifica performance de Mathieu Almaric acho que não seria tão eficaz naquilo que quer proporcionar à audiencia. 

Logo no inicio do filme sabemos que vamos assistir a uma obra extremamente bela no que toca a toda a parte visual, com uma cinematografia fantástica com paisagens de cortar a respiração. Também todos os cenários são mesmo muito bons, desde o chalé onde Marc vive até à própria Universidade que tem uma arquitectura absolutamente incrível.   

Mathieu Almaric consegue ser a alma deste filme, dando uma performance com muita profundidade executada da melhor forma possivel. Consegue ser sempre convincente e apoiado por um elenco secundário de três mulheres (Karin Viard, Maiwenn e Sara Forestier) que conseguem estar à altura da sua prestação.

No entanto L'Amour Est un Crime Parfait acaba por desiludir em alguns pontos. O ritmo acaba por não ser o ideal em algumas partes, e existem outros elementos que não são simplificados para o espectador ter um melhor entendimento da história. Para além disso situações importantes nunca são desvendadas a cem por cento, temos de ser nós a tirar as nossas próprias conclusões, nunca tendo bem a certeza daquilo que estava a tentar ser transmitido acabando por ser confuso.

Sem dúvida um filme onde o mistério impera devido às grandes performances. Uma história com fortes rasgos de paranóia e obessesão e mesmo com as falhas consegue entreter até ao fim, contando até com uma reviravolta bastante interessante no final.







Classificação final: 3,5 estrelas em 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário