sábado, 28 de junho de 2014

Crítica: Calvary (2014)


Calvary ou se preferiram Calvário esteve a sua estreia no Festival de Sundance no inicio desde ano. É do realizador e escritor John Michael McDonagh que realizou em 2011 a comédia de humor negro chamada The Guard que teve por sinal boas críticas mas ainda não vi. Tal como na sua estreia como realizador este seu novo filme teve igualmente boas críticas e fiquei logo de olho nele.

O filme começa com o Padre James, o personagem principal da história, num confessionário.  Do outro lado do confessionário está um paroquiano que ameaça matá-lo. Padre James sabe que não fez nada de errado, mas o outro homem afirma ser tido sido molestado por outro sacerdote, quando era criança. Esse padre está agora morto, mas aos seus olhos o Padre James vai ter de pagar por um pecado que não cometeu. Durante toda a cena só vemos Padre James, só ele sabe quem o ameaçou mas perante nós é lançado o mistério...

Um drama muito sombrio e intrigante com um toque de humor negro. Vamos começar a tentar adivinhar quem é o suposto assassino misterioso ao longo de toda a história, e nunca vamos ficar aborrecidos. Todos os personagens são muito peculiares e gostei de todos eles. Performances fortes por parte de todo o elenco, especialmente por Brendan Gleeson que é maravilhoso! Os diálogos são muito bons e há algumas citações memoráveis​​. Com uma excelente banda sonora e as paisagens Irlandesas são absolutamente lindas de se ver! 

Acho que a principal mensagem de Calvary é mostrar como existem bons padres na Igreja Católica e a vingança não faz mudar nada. Também traz à tona o lado de muitas pessoas que, infelizmente, foram molestadas quando crianças e que a sua vida foi arruinada por causa de toda a dor e raiva que sentem. Mas afinal de contas o crime não compensa. 

Algumas perguntas irão flutuar sobre a nossa cabeça quando o filme termina. Perguntas sobre a sociedade, a fé, o abuso, e sobre as boas e as más pessoas deste mundo. Acho que isso é sinal de que acabamos de assistir um bom filme.

Calvary não tem dada de estreia prevista para Portugal. Mas como este infelizmente muitos outros filme independentes não chegam ainda às nossas salas.





Classificação final: 4 estrelas em 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário