sábado, 5 de abril de 2014

Crítica: Le Passé (2013)


Partilho aqui com vocês mais um dos meus filmes favoritos do ano passado, exactamente intitulado como O Passado. Escrito e realizado pelo Iraniano Asghar Farhadi.

O Passado é um filme sobre um segredo obscuro escondido e como o título sugere, o passado está muito presente na vida de todos os personagens da história. Eles não podem seguir em frente com suas vidas todos eles são presos no passado por algum motivo. O desejo de serem felizes é muito grande, mas o que os está assombrando tem uma força que o presente e até o futuro não vai ser capaz de curar facilmente.

As performances são tão intensas que quando o filme termina, apesar do tempo de execução de duas horas e dez minutos, nos vamos definitivamente querer ver mais da vida das pessoas apresentadas nesta história. A actuação de Bérénice Bejo, Ali Mosaffa, Tahar Rahim e das crianças que entram no filme são verdadeiramente fantásticas! Sem a forte actuação de todos eles este filme não teria funcionado tão bem.




O que é mais bonito à cerca este filme é que ele tem o poder de arrastar-nos para dentro dele. As informações necessárias para estructurar a história é entregue a nós peça por peça e começamos a fazer perguntas na nossa cabeça e assim que estamos mais dentro do ponto importante do problema a tensão vai aumentando cada vez mais.

Asghar Farhadi fez um trabalho excelente realizando este filme. A primeira vez que ouvi falar dele foi por causa do seu filme vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2012, A Separação, que eu ainda não vi, mas faço questão de o ver muito em breve. Tenho que admitir que fiquei bastante surpreendida por não ver este filme ser nomeado para melhor filme estrangeiro na edição deste ano dos Oscars. Sei que ele foi seleccionado numa primeira fase, mas entretanto acabou por não fazer parte da selecção final de nomeados, com muita pena minha pois merecia totalmente ter estado num dos lugares.



Honestamente, eu não encontrei nenhuma falha neste filme e eu acho que O Passado é com toda a certeza um dos melhores filmes de 2013.

Classificação final: 5 estrelas em 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário